sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Conclusões


Conclusões e Avaliação



Percebo que enormes avanços já estão sendo aplicados no ensino prático hoje, em comparação com a minha época de estudante da Educação Infantil e Fundamental.

O que pode melhorar é o que já vem sendo feito, por meio da formação continuada dos professores, das reuniões regulares de coordenação com o objetivo de avaliar o que está bom e o que precisa ser mudado ou melhorado, e com a participação familiar. 

Acredito que a melhoria venha, também, por meio de reflexões e ações direcionadas a incorporar nas atividades educacionais as novidades nessa época de tanta rapidez de comunicação, de informações, de notícias, de descobertas, de acontecimentos, de inovações tecnológicas e científicas, pensando sobre a necessidade de constantes evoluções pedagógicas para acompanhar esse ritmo atual tão dinâmico mas, acima de tudo, mantendo a boa saúde emocional e integral das crianças sem sobrecarregá-las com tanta coisa.




Avaliação

Quanto à forma de avaliação no processo escolar, apesar de  haver uma padronização, um teste a ser feito e a necessidade da aprovação classificatória nesse teste para a obtenção do certificado de conclusão da etapa de ensino, vejo que a avaliação é algo que pode ir muito além disso. 

Porque entendo a avaliação como algo além de uma classificação probatória, na verdade, entendo como uma atividade reflexiva da ação do professor e daquilo que foi adquirido em termos de aprendizados consolidados pelo aluno. 

É primordial o entendimento da real função da avaliação e do seu poder transformador tanto no exercício da docência, sendo um fator norteador do trabalho do professor, quanto na análise do objetivo real da educação, que é mais do que ajudar alguém a tirar uma determinada nota para ser classificado, aprovado num teste, é de fato conduzir o aluno de modo a construir aprendizados de forma significativa e capaz de fazer real diferença em sua vida pessoal, social e cidadã.

A avaliação é um diagnóstico de todo esse processo.

Por meio dela, o professor pode fazer reflexões e adequações de suas ações como um mediador da construção do aprendizado.

Na Educação Infantil, o professor atento ao diagnóstico avaliativo de seus alunos, tanto individualmente quanto em sentido da turma como um todo, pode usar a avaliação para verificar quais dos seus objetivos de aprendizagem já foram atingidos e também traçar novos objetivos rumo ao que, ainda, o aluno ou a turma não conseguiu compreender e assimilar

Para um maior êxito em todas as fases desse processo, de construção dos saberes até a avaliação, com o objetivo na consolidação, é necessário que sejam feitas propostas didáticas que tornem o aprendizado mais significativo, possibilitando seu emprego na prática real na vida dos alunos. 

A avaliação traz a reflexão de como está indo a construção desse aprendizado, a possibilidade de perceber o que o aluno está conseguindo ter domínio e aquilo que ainda está precisando ser melhor compreendido. Por meio da avaliação o conteúdo ensinado pode ser re-significado, com foco em potencializar as facilidades e em vencer as dificuldades.

Um relacionamento prático entre o indivíduo e o universo dos conteúdos estudados traz uma melhor base formativa, e a avaliação revela onde e como o professor pode agir para mediar o processo de ensino-aprendizagem. Compreendendo o que tem dado certo, o que precisa ser melhorado ou mudado.

Realmente, é necessário haver uma interação entre os alunos e os professores, uma escuta, um olhar, do que o aluno tem a dizer e a mostrar por meio de seu desempenho diário e daquilo que ele expressa e comunica.
Outra etapa fundamental, é a autoavaliação reflexiva, crítica e que objetiva as adequações do trabalho do próprio professor. 
As conclusões desses processos avaliativos devem ser aproveitados sabiamente, trazendo maior clareza, revelando os pontos positivos e negativos, tão importantes para a escolha dos melhores caminhos que serão traçados e percorridos de maneira conjunta pelos professores e seus alunos, por se tratar de estudantes protagonistas de seus próprios aprendizados. 
Portanto, acredito que a avaliação é uma análise diagnóstica do ensino-aprendizagem, engloba todos os envolvidos e precisa ser vivenciada entre eles, para suas próximas ações coletivas que, desse modo, têm maiores chances de serem bem sucedidas. 


Regências - Planos de Aulas


Regências



Planos de Aulas







Plano de aula 1
Nome da EscolaCentro Educacional Juscelino Kubitschek
DisciplinaPsicomotricidade - Corpo, gestos e movimentos
Ano (série) Grupo 5 Ed. InfantilturmaG5 -  DianaTurnoVespertino
Data   31 /10 / 2018Horas/Aula40 minutos de duração

TemaEscreva o que será tratado na sua aula
ConteúdoCondução de veículos - motoca, bicicleta, patinete
Objetivos Geral e específicosDesenvolver equilíbrio, agilidade, força, noção espacial e atenção.
MetodologiaNa quadra, solicitar que os alunos andem em seus veículos - motoca ou bicicleta ou patinete e ir dando pequenos comandos:

º Andar devagar.
º Andar rapidamente.
º Dar uma volta em círculo.
º Seguir em linha reta.
º Andar em linha reta e desviar dos cones.


RecursosMateriais utilizados - motocas, bicicletas o e patinetes. Quadra de esportes, cones de plástico e cordas para delimitar um trajeto. 
AvaliaçãoAvaliação diagnóstica - algum aluno não consegue pedalar? Alguma criança já sabe andar sem rodinhas na bicicleta? Tiveram dificuldade em andar em linha reta? Tiveram dificuldade para andar em círculo? Alguém teve dificuldade para desviar dos cones?
ReferênciasArtigo: VI COPEDI - CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: Corpo, brincadeiras e descobertas: uma reflexão sobre a abordagem de projetos com crianças de 2 anos EIXO: 4 AUTORAS: Aline A. Floriano Nogueira e Eliana Garcia <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/14954.pdf>

Site: <http://rede.novaescolaclube.org.br/grupo/o-lugar-do-movimento-atraves-de-circuito-motor-no-cotidiano-da-escola-infantil>

Plano de aula criado com o auxílio da professora titular da classe, Diana.




Plano de aula 2
Nome da EscolaCentro Educacional Juscelino Kubitschek
DisciplinaMatemática - Formas geométricas
Ano (série) Grupo 5 Ed. InfantilTurma G5 -  DianaTurnoVespertino
Data  20 /11 /2018Horas/Aula40 minutos de duração

TemaEscreva o que será tratado na sua aula
ConteúdoFormas geométricas básicas.
Objetivos Geral e específicosIdentificar as formas geométricas básicas. Desenvolvimento sensorial.

Estimular o sentido do tato.

Reconhecer as formas geométricas de cada bloco lógico pelo tato.

Estimular o toque, a imaginação e o raciocínio.

Brincar e aprender.
MetodologiaEm uma caixa toda fechada (a caixa mágica) com apenas um buraco do tamanho adequado para a criança enfiar o braço e a mão, colocar blocos lógicos de diferentes tamanhos, com os formatos das figuras geométricas básicas (triângulo, círculo, quadrado e retângulo).
Por meio de brincadeira, usando apenas o tato sentir os objetos geométricos, sem ver, tentar reconhecer e nomear cada forma geométrica básica.
A professora deve ir trocando, de vez em quando, os blocos lógicos dentro da caixa, sem que as crianças vejam, alternando entre círculos, quadrados, retângulos e triângulos, de diferentes tamanhos.
RecursosUma caixa mágica.

Blocos lógicos, de diferentes tamanhos, em formatos das formas geométricas básicas - quadrados, círculos, triângulos e retângulos.
AvaliaçãoAvaliação diagnóstica - Quais das formas geométricas as crianças demonstraram dificuldades para reconhecer? E quais delas as crianças tiveram mais facilidade? Os alunos têm alguma dificuldade em associar o objeto tocado e o seu nome, o nome da figura geométrica representada? Ou já conseguem nomear as formas geométricas com facilidade?
ReferênciasSite:<http://www.ensinandomatematica.com/atividades-com-blocos-logicos-na-educacao-infantil/>

Plano de aula criado com o auxílio da professora titular da classe, Diana.

Observação e Participação - Aulas e Projetos




Observação e Participação


Aulas

Descrição de algumas dentre as aulas observadas


Venho acompanhando, no período vespertino, as atividades da turma do G5 (Grupo 5 - faixa etária de 5 anos) com a professora regente, Diana. 


Mencionando algumas, dentre as datas em que eu observei e seus respectivos conteúdos trabalhados, destaco a seguinte semana:

15/10/2018, segunda-feira – recesso do dia da criança (de sexta dia 12 até segunda dia 15/10). 

16/10/2018, terça-feira – Na sala de aula, foi trabalhada a linguagem: fala, escuta e escrita em Português e em Inglês. A professora Diana e sua auxiliar, receberam as crianças às 13:30h na sala de aula. Inciou-se a aula com a projeção do vídeo do Chico Buarque falando sobre a sua composição da música João e Maria, as crianças assistiram o vídeo e apreciaram a canção (www.youtube.com/watch?v=). Essa atividade faz parte do projeto de conhecimento da história e das principais obras de grandes artistas e escritores brasileiros. Depois, as crianças brincaram com os blocos de montar, com massinha de modelar e palitos. Às 14:20h foi feita a chamada, em seguida, a turma e a professora conversaram sobre que dia era e marcaram a data do mês e o dia da semana em um calendário interativo feito de feltro, fixado na parede da sala de aula, e decidiram quem seria o aluno ajudante do dia, que auxiliaria a professora na distribuição dos materiais, então, escreveram o seu nome na lousa. Teve o momento da rodinha, onde todos se sentaram em roda num tapete emborrachado que fica no chão em um dos cantos da sala de aula, as crianças contaram, uma a uma, como foi o seu dia das crianças, falaram sobre o que fizeram nesses dias de recesso, sobre algum presente que ganharam, foi um momento de compartilhamento entre as crianças. Após isso, a professora apresentou o livro-gibi de Maurício de Souza, chamado de Letícia e a Turma da Mônica, que além da leitura tem uma proposta de irem sendo lembrados e mencionados os personagens com os nomes iniciados por cada letra do alfabeto, de A a Z. A professora ia lendo a história e a cada página do livro era perguntado às crianças quais os personagens da Turma da Mônica elas conheciam e se lembravam do nome iniciado por aquela letra do alfabeto em questão, as crianças foram super participativas, e quando não lembravam nomes com algumas das letras a professora lia quais personagens com nomes iniciados pela letra estava sendo relatado no livro, trazendo esses personagens à memória das crianças. Depois, a professora de Inglês assumiu a turma, o conteúdo dessa aula trazia os animais da fazenda, seus sons, e seus nomes em Inglês. A professora usou o projetor multimídia para reproduzir no quadro branco um vídeo com um desenho animado musical, todo em inglês, baseado na história da música Old Macdonald Had A Farm, a animação mostrava a fazenda, uma música ia sendo cantada e os animais iam surgindo, então, as crianças eram incentivadas a repetirem os seus nomes em inglês e a reproduzirem o som que cada um deles faz. Depois do vídeo, as crianças receberam seus livros de Inglês e fizeram a atividade respectiva ao tema estudado, com o desenho de alguns animas da fazenda para colorirem livremente e, em seguida, deveriam escrever o nome de cada animal em Inglês utilizando as letras em caixa alta. 

17/10/2018, quarta-feira – Na Praça da Árvore, houve momento de brincadeiras, histórias e apreciação musical. As crianças puderam trazer motoca/velocípede neste dia. A professora Diana e sua auxiliar levaram as crianças para a Praça da Árvore, onde conversaram um pouco sobre a história do compositor e cantor Caetano Veloso e depois escutaram uma versão instrumental de sua música, Você é Linda. Foram para a sala de aula, foi feita a chamada, e a turma marcou no calendário a data do mês e o dia da semana. Foi anotado na lousa o nome do aluno que era o ajudante do dia. Em seguida, foi feita a atividade no livro didático UNO - página 7, leitura oral do texto executada pela professora e acompanhada visualmente nos livros pelos alunos e em seguida uma interpretação de texto coletiva foi feita pela turma, seguindo o roteiro de interpretação proposto no livro didático. Mais tarde, foram para a quadra de esportes, levando as motocas/velocípedes para atividade prática de educação de trânsito e brincadeiras. Essa atividade recreativa e de aprendizagem, é feita em um trajeto demarcado com pequenos cones de plástico, como se fosse uma rua de mão dupla, pela área da quadra esportiva, por onde as crianças conduzem seus veículos e vão aprendendo sobre as regras de trânsito. A professora e a auxiliar vão mostrando cartazes com alguns sinais de trânsito e explicando o que eles significam, e as crianças se divertem, mas aprendem que é preciso obedecer as leis, preservar a vida, conversam sobre direção segura para não machucar o coleguinha, alguns representam pedestres e atravessam na faixa improvisada auxiliados pela professora, depois trocam de lugar e vão dirigir os veículos enquanto os outros experimentam ser os pedestres.

18/10/2018, quinta-feira – No parque, trabalho corporal, gestos e movimentos. Às 13:30h as crianças foram levadas para o parque, onde fizeram algumas práticas corporais, exercitaram movimentos de deslocamento, também o rolar, o pular, o andar, o saltitar e o correr. Depois disso, as crianças puderam brincar livremente no parquinho, sob os cuidados da professora e de sua auxiliar. Às 14:20h, já na sala de aula, a professora Diana fez a chamada e a turma marcou no calendário a data do mês e o dia da semana. Foi anotado na lousa o nome do aluno que era o ajudante do dia. O conteúdo trabalhado teve como tema: A Festa de Parintins. Esse estudo faz parte do projeto Nossa Gente, Nossa Cultura. A professora falou um pouco sobre a região Norte, sobre o estado do Amazonas e sobre a cidade de Parintins no interior do Amazonas. Contou que a festa ocorre a céu aberto e que o mais interessante é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Caprichoso de cor azul e o Boi Garantido de cor vermelha. E que representa uma das maiores atrações da cultura daquela região, abordando temas como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos. Então, foi exibida uma projeção de vídeo mostrando imagens da Festa de Parintins, do Boi azul e do Boi vermelho. As crianças assistiram bem atentas e a professora ia ressaltando a importância de respeitarmos as diferenças de cultura e a necessidade de valorizarmos cada região com suas características próprias, sua história, seus costumes, suas tradições e suas diferenças. Então, a turma, em um grande cartaz fez uma ilustração coletiva sobre a Festa de Parintins. 

19/10/2018, sexta-feira – No espaço do faz de conta - foi trabalhada a criatividade, o pensamento, o imaginário, a fala e a escuta. As crianças podiam vir fantasiadas e trazer um brinquedo, como é de costume fazerem nas sextas-feiras. Na sala de aula, às 13:30h, sentados em rodinha, as crianças contaram sobre seus personagens preferidos das histórias, dos livros, dos contos, dos filmes e dos desenhos animados. Falaram sobre como imaginam que esses personagens sejam e como eles agem. As crianças que vieram fantasiadas, falaram sobre suas fantasias, sobre o que representavam. Eram 14:20h, hora da chamada, depois a turma marcou no calendário a data do mês e o dia da semana. E a professora anotou na lousa o nome do aluno que era o ajudante do dia. Em seguida, o ajudante auxiliou distribuindo os cadernos de meia pauta para os colegas. Nesse caderno, no lado esquerdo da página, as crianças desenharam um personagem que eles conheciam e gostavam ou um personagem imaginário criado por eles, ficava a critério de cada aluno essa escolha, e no lado direito da página, onde ficam as pautas as crianças escreveram um recado para o personagem desenhado, utilizando letras em caixa alta. Praticaram, também, a fala e a escrita de seus nomes. Depois, por algum tempo brincaram com a massinha de modelar, enquanto os cadernos eram guardados. Dentro do projeto de grandes artistas e escritores brasileiros, ouviram uma versão instrumental da música Águas de Março, de Elis Regina e Tom Jobim. Mais tarde, desceram para brincar com os brinquedos que trouxeram de casa, porque sexta-feira é o dia do brinquedo.




Projetos

Minhas observações e considerações quanto aos
projetos desenvolvidos na escola 
e seus principais objetivos


Os principais projetos desenvolvidos na etapa da Educação Infantil, no Colégio JK Júnior são:


  • Ensino digital com uso de Ipads. 

O manuseio desses equipamentos, principalmente para as crianças que são nativas digitais, é uma das ferramentas didáticas que auxilia na aprendizagem e que tem grande aceitação pelas crianças e, assim, um ótimo aproveitamento nas aulas. É notável a habilidade que crianças de 5 anos, na turma que eu acompanhei, já possuem para pesquisar, jogar, acessar vídeos nos tablets da escola. Se saem muito bem em atividades que usam os Ipads. 

  • Hortinha orgânica. 

Acredito que o contato com as plantas é um trabalho manual terapêutico, que desenvolve as habilidades psicomotoras. Além disso, na horta o aluno exercita o cuidar e aprende a importância de valorizar e de preservar a natureza. As crianças aproximam-se dos vegetais comestíveis (como verduras, ervas, temperos, frutos, leguminosas e raízes) e passam a conhecê-los o que traz também uma consciência dos hábitos alimentares saudáveis, ajudando a fazer melhores escolhas em suas refeições e a se habituar a comer esses vegetais. Eles aprendem a plantar, a cultivar, a como cuidar, a colher e a preparar esses vegetais para que possam experimentá-los e, assim, se habituar a comê-los. Observei que os meninos e meninas ficam muito animados no trabalho na hortinha e que isso desperta neles uma real vontade de cuidar das plantinhas com carinho e zelo e, também, sentem curiosidade de experimentar os vegetais comestíveis. 

  • Escolinha de esportes. 

Como sabemos, os esportes são fundamentais para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Além de proporcionar um bom desenvolvimento físico individual, nos esportes também são exercidos o trabalho em equipe e a cooperação mútua, fortalecendo as relações interpessoais, a gentileza, o respeito, a amizade, os valores sociais entre as crianças e com os professores. Percebi que as crianças, por possuírem muita energia, ao praticarem as atividades esportivas canalizando essa energia de forma bem conduzida ficam mais contentes e, após a realização dos jogos e/ou exercícios físicos, ficam mais tranquilas para as atividades em sala de aula, com maior concentração e menos agitados. 

Uso pedagógico da estrutura física, com parquinho, quadra de esportes, pátios, Praça da Árvore, espaço literário, sala de informática, sala multiuso, sala de psicomotricidade e brinquedoteca. 

Vejo os trabalhos diversos com os múltiplos recursos didáticos que cada um desses espaços oferece, como oportunidades excelentes e variadas de evolução do processo de ensino-aprendizagem, trazendo possibilidades práticas educacionais que colaboram muito para o desenvolvimento global da criança em todos os sentidos, tanto o cognitivo, quanto o psicológico, o criativo e o relacional. E são espaços onde o brincar é muito vivenciado, contribuindo fortemente para o desenvolvimento social e escolar das crianças. 

  • Desenvolvimento intensificado da leitura e da escrita. 

A leitura e a escrita têm um foco especial. E isso é muito válido, acredito que saber se expressar por meio da escrita e compreender o mundo por meio da leitura, são de total importância, na formação do sujeito como indivíduo, aumentando suas possibilidades de compreensão de si mesmo, do outro e do mundo e, também, como cidadão participativo, com senso crítico e capaz de atuar conscientemente na sociedade, fazendo a diferença em sua vida pessoal, social, cidadã, e futuramente na sua vida profissional também. A proficiência na leitura e na escrita transforma a pessoa e a capacita para transformar a sociedade. Por isso, necessitam de fato receber destaque no processo educacional. 

  • Utilização educacional de aparelhos multimídia. 

Recursos de som, imagem, vídeo e de acesso à Internet, constituem ferramentas de enorme potencial didático nas aulas, contribuindo para um aprendizado mais significativo e eficiente. Notei que nas aulas, quando a teoria é reforçada com a apresentação de recursos de qualquer tipo dentre as multimídias os alunos mostram-se mais interessados, mais atentos e mais participativos. 

  • Educação financeira. 

Prepara as crianças desde cedo para lidarem com a matemática e a agirem de forma consciente no que diz respeito às finanças, com noções mais claras e formação crítica e responsável ao utilizarem o dinheiro de uma boa forma. Vejo a importância da educação financeira como parte muito relevante da formação dos alunos, colaborando para a construção de cidadãos melhor preparados a atuarem com eficiência nas questões financeiras, visto estarmos inseridos numa sociedade que é capitalista. 

  • Semana literária. 

Momento especial de uma semana toda voltada para a literatura, com apreciação de diferentes gêneros textuais e a aproximação com os nomes e as obras de grandes escritores. Vi que as crianças viajam nas histórias, vão para um mundo imaginário possibilitado pelos livros, que trazem à tona a grande capacidade de imaginação que as crianças possuem. Elas adoram esses momentos, isso é nítido, ao observá-las durante uma sessão de contação de histórias e também ao terem contato com os livros, folheando suas páginas, descobrindo tantas novidades, possibilidades, mergulhando no mundos incríveis que eles trazem.


Avaliação

Formas de avaliação adotadas

Em relação à avaliação, na Educação Infantil, é feita por meio da observação diária das conquistas de aprendizagem dos alunos, durante as atividades realizadas, focando-se na evolução gradativa do desempenho individual da criança. No Ensino Fundamental - Anos Inciais, dá-se por meio de trabalhos avaliativos, com pesquisas teóricas e construção de projetos, apresentados de forma escrita e, também, oral para a turma utilizando materiais expositivos variados à escolha do aluno, valorizando sua criatividade, com a possibilidade de uso de todos os recursos que ele preferir para expor seu trabalho à sua turma. São avaliados, ainda, por meio de provas bimestrais. As notas dos trabalhos, mais as notas das provas, adicionadas aos conceitos de comportamento e de participação das atividades em sala e de realização das tarefas escolares, somados, compõem a nota final do aluno.





Metodologia de Ensino - Construtivismo
 Recursos Didáticos
Propostas de Atividades

A Metodologia de Ensino é baseada no construtivismo, onde o aluno é protagonista no processo de ensino-aprendizagem, ele é atuante e conta com o direcionamento e a mediação da professora que possui formação continuada, além da sua experiência prática adquirida no exercício da profissão. Os alunos são incentivados a participarem ativamente da construção do aprendizado. 

Contam, ainda, com diversos recursos didáticos para atrair e prender a atenção dos alunos e para ensinar cada conteúdo de maneira mais significativa. Utilizam além dos livro didáticos, os I-Pads para jogos interativos, materiais palpáveis como blocos de montar, massinha de modelar, palitos para contagem, brinquedos, entre outros. 

Possuem com um projetor multimídia, em cada sala, que projeta no quadro branco vídeos da Internet, desenhos animados com finalidades educacionais, entrevistas, biografias de grandes artistas e escritores e suas principais obras, músicas, atividades interativas coletivas, pesquisas entre outras possibilidades. 

Participam de propostas práticas de trabalhos de artes, trabalhos corporais, trabalhos de leitura e escrita, trabalhos práticos para melhor compreensão de conteúdos de Matemática, construção de murais temáticos com aprendizagem e valorização das culturas, diversidades e tradições regionais, fazem roda literária, exercem a elaboração conjunta de histórias desenvolvendo a criatividade e o imaginário, em diferentes gêneros textuais. 

Participam de aulas de música com a experimentação de diferentes tipos de sons, de alguns instrumentos musicais, do canto, da dança, do teatro, como recursos de aprendizagem e de expressão do ser. 

Participam de propostas individuais e coletivas, para desenvolverem a autoestima e também o trabalho em equipe. Tudo isso, lembrando sempre da importância do brincar dentro das atividades diárias. Participam de aulas de Educação Física. Mantêm uma horta pedagógica. Fazem exposições artísticas, com todas as formas de artes, feitas pelas crianças. 

Assim é desenvolvida e trabalhada a metodologia de ensino, por meio dessas propostas e desses recursos e, também, pelos projetos pedagógicos.


Relação entre a escola e a comunidade escolar

A escola mantém uma relação de proximidade com os pais e familiares, que são sempre convidados a participarem, especialmente, nas exposições artísticas, nas festas e nas gincanas, além das reuniões entre pais e mestres.  




Apreciação Crítica

Observei que os alunos são muito independentes. 
Fiquei até surpresa com tamanha independência dessas crianças de apenas 5 anos de idade, ao ver como cada uma cuida de si, de seus pertences, de seus materiais escolares, de seu lanche, de suas atividades escolares e de seus trabalhos de sala e de casa.

Além disso, percebi que são muito ativos, questionadores, curiosos e participativos. 

Eles reagiram com bastante interesse na maior parte do tempo de exposição dos conteúdos. Em alguns breves momentos, ficam dispersos e conversando paralelamente entre si, mas a professora os faz voltar a atenção para a aula.


As aulas foram muito bem desenvolvidas, as crianças se mostraram muito interessadas e participativas, a professora sempre muito hábil ao lidar com os alunos e com os conteúdos desenvolvidos.