sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Conclusões


Conclusões e Avaliação



Percebo que enormes avanços já estão sendo aplicados no ensino prático hoje, em comparação com a minha época de estudante da Educação Infantil e Fundamental.

O que pode melhorar é o que já vem sendo feito, por meio da formação continuada dos professores, das reuniões regulares de coordenação com o objetivo de avaliar o que está bom e o que precisa ser mudado ou melhorado, e com a participação familiar. 

Acredito que a melhoria venha, também, por meio de reflexões e ações direcionadas a incorporar nas atividades educacionais as novidades nessa época de tanta rapidez de comunicação, de informações, de notícias, de descobertas, de acontecimentos, de inovações tecnológicas e científicas, pensando sobre a necessidade de constantes evoluções pedagógicas para acompanhar esse ritmo atual tão dinâmico mas, acima de tudo, mantendo a boa saúde emocional e integral das crianças sem sobrecarregá-las com tanta coisa.




Avaliação

Quanto à forma de avaliação no processo escolar, apesar de  haver uma padronização, um teste a ser feito e a necessidade da aprovação classificatória nesse teste para a obtenção do certificado de conclusão da etapa de ensino, vejo que a avaliação é algo que pode ir muito além disso. 

Porque entendo a avaliação como algo além de uma classificação probatória, na verdade, entendo como uma atividade reflexiva da ação do professor e daquilo que foi adquirido em termos de aprendizados consolidados pelo aluno. 

É primordial o entendimento da real função da avaliação e do seu poder transformador tanto no exercício da docência, sendo um fator norteador do trabalho do professor, quanto na análise do objetivo real da educação, que é mais do que ajudar alguém a tirar uma determinada nota para ser classificado, aprovado num teste, é de fato conduzir o aluno de modo a construir aprendizados de forma significativa e capaz de fazer real diferença em sua vida pessoal, social e cidadã.

A avaliação é um diagnóstico de todo esse processo.

Por meio dela, o professor pode fazer reflexões e adequações de suas ações como um mediador da construção do aprendizado.

Na Educação Infantil, o professor atento ao diagnóstico avaliativo de seus alunos, tanto individualmente quanto em sentido da turma como um todo, pode usar a avaliação para verificar quais dos seus objetivos de aprendizagem já foram atingidos e também traçar novos objetivos rumo ao que, ainda, o aluno ou a turma não conseguiu compreender e assimilar

Para um maior êxito em todas as fases desse processo, de construção dos saberes até a avaliação, com o objetivo na consolidação, é necessário que sejam feitas propostas didáticas que tornem o aprendizado mais significativo, possibilitando seu emprego na prática real na vida dos alunos. 

A avaliação traz a reflexão de como está indo a construção desse aprendizado, a possibilidade de perceber o que o aluno está conseguindo ter domínio e aquilo que ainda está precisando ser melhor compreendido. Por meio da avaliação o conteúdo ensinado pode ser re-significado, com foco em potencializar as facilidades e em vencer as dificuldades.

Um relacionamento prático entre o indivíduo e o universo dos conteúdos estudados traz uma melhor base formativa, e a avaliação revela onde e como o professor pode agir para mediar o processo de ensino-aprendizagem. Compreendendo o que tem dado certo, o que precisa ser melhorado ou mudado.

Realmente, é necessário haver uma interação entre os alunos e os professores, uma escuta, um olhar, do que o aluno tem a dizer e a mostrar por meio de seu desempenho diário e daquilo que ele expressa e comunica.
Outra etapa fundamental, é a autoavaliação reflexiva, crítica e que objetiva as adequações do trabalho do próprio professor. 
As conclusões desses processos avaliativos devem ser aproveitados sabiamente, trazendo maior clareza, revelando os pontos positivos e negativos, tão importantes para a escolha dos melhores caminhos que serão traçados e percorridos de maneira conjunta pelos professores e seus alunos, por se tratar de estudantes protagonistas de seus próprios aprendizados. 
Portanto, acredito que a avaliação é uma análise diagnóstica do ensino-aprendizagem, engloba todos os envolvidos e precisa ser vivenciada entre eles, para suas próximas ações coletivas que, desse modo, têm maiores chances de serem bem sucedidas. 


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