sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Regências - Planos de Aulas


Regências



Planos de Aulas







Plano de aula 1
Nome da EscolaCentro Educacional Juscelino Kubitschek
DisciplinaPsicomotricidade - Corpo, gestos e movimentos
Ano (série) Grupo 5 Ed. InfantilturmaG5 -  DianaTurnoVespertino
Data   31 /10 / 2018Horas/Aula40 minutos de duração

TemaEscreva o que será tratado na sua aula
ConteúdoCondução de veículos - motoca, bicicleta, patinete
Objetivos Geral e específicosDesenvolver equilíbrio, agilidade, força, noção espacial e atenção.
MetodologiaNa quadra, solicitar que os alunos andem em seus veículos - motoca ou bicicleta ou patinete e ir dando pequenos comandos:

º Andar devagar.
º Andar rapidamente.
º Dar uma volta em círculo.
º Seguir em linha reta.
º Andar em linha reta e desviar dos cones.


RecursosMateriais utilizados - motocas, bicicletas o e patinetes. Quadra de esportes, cones de plástico e cordas para delimitar um trajeto. 
AvaliaçãoAvaliação diagnóstica - algum aluno não consegue pedalar? Alguma criança já sabe andar sem rodinhas na bicicleta? Tiveram dificuldade em andar em linha reta? Tiveram dificuldade para andar em círculo? Alguém teve dificuldade para desviar dos cones?
ReferênciasArtigo: VI COPEDI - CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: Corpo, brincadeiras e descobertas: uma reflexão sobre a abordagem de projetos com crianças de 2 anos EIXO: 4 AUTORAS: Aline A. Floriano Nogueira e Eliana Garcia <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/14954.pdf>

Site: <http://rede.novaescolaclube.org.br/grupo/o-lugar-do-movimento-atraves-de-circuito-motor-no-cotidiano-da-escola-infantil>

Plano de aula criado com o auxílio da professora titular da classe, Diana.




Plano de aula 2
Nome da EscolaCentro Educacional Juscelino Kubitschek
DisciplinaMatemática - Formas geométricas
Ano (série) Grupo 5 Ed. InfantilTurma G5 -  DianaTurnoVespertino
Data  20 /11 /2018Horas/Aula40 minutos de duração

TemaEscreva o que será tratado na sua aula
ConteúdoFormas geométricas básicas.
Objetivos Geral e específicosIdentificar as formas geométricas básicas. Desenvolvimento sensorial.

Estimular o sentido do tato.

Reconhecer as formas geométricas de cada bloco lógico pelo tato.

Estimular o toque, a imaginação e o raciocínio.

Brincar e aprender.
MetodologiaEm uma caixa toda fechada (a caixa mágica) com apenas um buraco do tamanho adequado para a criança enfiar o braço e a mão, colocar blocos lógicos de diferentes tamanhos, com os formatos das figuras geométricas básicas (triângulo, círculo, quadrado e retângulo).
Por meio de brincadeira, usando apenas o tato sentir os objetos geométricos, sem ver, tentar reconhecer e nomear cada forma geométrica básica.
A professora deve ir trocando, de vez em quando, os blocos lógicos dentro da caixa, sem que as crianças vejam, alternando entre círculos, quadrados, retângulos e triângulos, de diferentes tamanhos.
RecursosUma caixa mágica.

Blocos lógicos, de diferentes tamanhos, em formatos das formas geométricas básicas - quadrados, círculos, triângulos e retângulos.
AvaliaçãoAvaliação diagnóstica - Quais das formas geométricas as crianças demonstraram dificuldades para reconhecer? E quais delas as crianças tiveram mais facilidade? Os alunos têm alguma dificuldade em associar o objeto tocado e o seu nome, o nome da figura geométrica representada? Ou já conseguem nomear as formas geométricas com facilidade?
ReferênciasSite:<http://www.ensinandomatematica.com/atividades-com-blocos-logicos-na-educacao-infantil/>

Plano de aula criado com o auxílio da professora titular da classe, Diana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário