Metodologia de Ensino e Equipe Pedagógica
O presente estágio em Pedagogia, está sendo realizado em uma escola privada, o Colégio JK Júnior localizado na Asa Norte, Brasília - DF. Esta escola oferece as seguintes etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Essa unidade da escola foi fundada em maio de 2003, atualmente apresenta um quadro de 59 funcionários no total, dentre eles, 24 professores, para atender a 300 alunos.
A Metodologia de Ensino adotada pela escola é a Construtivista, onde o aluno é protagonista de seu aprendizado, sendo atuante na construção de seus saberes e contando com o direcionamento, a orientação e a mediação do professor nesse processo.
A diretora atua de forma democrática, orientando a equipe pedagógica em suas atividades, mas dando abertura para que todos participem dos processos a serem decididos.
Diretora
– Graça Gírio
Há
uma coordenadora específica para cuidar da Educação Infantil, a
Marisete Ferreira,
e outra coordenadora, a
Luciana Correia,
que
dedica-se
ao
Ensino Fundamental - Anos Iniciais. As coordenadoras atendem os
professores nas suas demandas, além das demandas dos alunos e seus
pais ou responsáveis, apoiam a direção quanto às demandas
pedagógicas, cuidam também de planejar cursos de formações para
os professores com base em autores referências em Educação,
elaboram regularmente propostas interventivas para melhorar o
desempenho dos alunos, além de promoverem a cultura do sucesso
escolar, buscando estratégias em conjunto com os professores.
Os professores possuem nível superior e formação continuada, com participação em cursos para estarem sempre adquirindo novos conhecimentos, além de contarem com a experiência adquirida e constantemente enriquecida no exercício da profissão.
O foco da metodologia adotada, o Construtivismo, é o aluno como protagonista ativo no processo de ensino-aprendizagem. Nesse colégio, buscam trabalhar valores sociais, incentivar as qualidades individuais, por acreditar-se que cada ser humano é único, com senso crítico e personalidade para fazer suas próprias escolhas. Os conteúdos são trabalhados em sala de um jeito diferente, sempre com a preocupação de mostrar na prática aquilo que foi estudado. A proposta pedagógica é diferenciada, com ensino digital e formação constante dos professores, para estarem sempre atualizados, por meio de cursos.
Por
tudo o que eu tenho estudado e aprendido, vejo como fundamental a
formação continuada e a atualização dos professores, para que
tenham o suporte adequando ao exercício da docência de um modo que
acompanha a evolução da sociedade, o dinamismo das informações e
das inovações, para estarem sempre ligados à realidade da
comunidade onde atua, em sintonia com a atualidade e suas
transformações.
A importância do brincar é valorizada e faz parte do aprender. Por isso, são utilizadas propostas dinâmicas que estimulam o aluno a interagir e a participar das situações de aprendizagem.
Na Educação Infantil, o processo de alfabetização é acelerado, por meio de atividades com letras e números e, também, por meio de histórias, que potencializam o desenvolvimento da leitura e da escrita mais cedo.
Para
os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a escola acredita que os
primeiros anos de estudos são essenciais para a formação de
estudantes responsáveis e abertos ao convívio social. Por meio da
produção da escrita de cartas, contos, jornaizinhos, entre outras
produções dos diversos tipos de gêneros textuais, e pela pesquisa
em livros e na Internet, aprender a ler e a escrever tem mais
sentido. Resolver problemas reais, comunicar-se e defender um ponto
de vista fazem parte do cotidiano escolar dos alunos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário