terça-feira, 30 de outubro de 2018

Metodologia de Ensino e Equipe Pedagógica


Metodologia de Ensino e Equipe Pedagógica

     O presente estágio em Pedagogia, está sendo realizado em uma escola privada, o Colégio JK Júnior localizado na Asa Norte, Brasília - DF. Esta escola oferece as seguintes etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

     Essa unidade da escola foi fundada em maio de 2003, atualmente apresenta um quadro de 59 funcionários no total, dentre eles, 24 professores, para atender a 300 alunos.

     A Metodologia de Ensino adotada pela escola é a Construtivista, onde o aluno é protagonista de seu aprendizado, sendo atuante na construção de seus saberes e contando com o direcionamento, a orientação e a mediação do professor nesse processo. 

     A diretora atua de forma democrática, orientando a equipe pedagógica em suas atividades, mas dando abertura para que todos participem dos processos a serem decididos.

Diretora – Graça Gírio

      
        Há uma coordenadora específica para cuidar da Educação Infantil, a Marisete Ferreira, e outra coordenadora, a Luciana Correia, que dedica-se ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais. As coordenadoras atendem os professores nas suas demandas, além das demandas dos alunos e seus pais ou responsáveis, apoiam a direção quanto às demandas pedagógicas, cuidam também de planejar cursos de formações para os professores com base em autores referências em Educação, elaboram regularmente propostas interventivas para melhorar o desempenho dos alunos, além de promoverem a cultura do sucesso escolar, buscando estratégias em conjunto com os professores.


  Os professores possuem nível superior e formação continuada, com participação em cursos para estarem sempre adquirindo novos conhecimentos, além de contarem com a experiência adquirida e constantemente enriquecida no exercício da profissão.

          O foco da metodologia adotada, o Construtivismo, é o aluno como protagonista ativo no processo de ensino-aprendizagem. Nesse colégio, buscam trabalhar valores sociais, incentivar as qualidades individuais, por acreditar-se que cada ser humano é único, com senso crítico e personalidade para fazer suas próprias escolhas. Os conteúdos são trabalhados em sala de um jeito diferente, sempre com a preocupação de mostrar na prática aquilo que foi estudado. A proposta pedagógica é diferenciada, com ensino digital e formação constante dos professores, para estarem sempre atualizados, por meio de cursos.

          Por tudo o que eu tenho estudado e aprendido, vejo como fundamental a formação continuada e a atualização dos professores, para que tenham o suporte adequando ao exercício da docência de um modo que acompanha a evolução da sociedade, o dinamismo das informações e das inovações, para estarem sempre ligados à realidade da comunidade onde atua, em sintonia com a atualidade e suas transformações.

  A importância do brincar é valorizada e faz parte do aprender. Por isso, são utilizadas propostas dinâmicas que estimulam o aluno a interagir e a participar das situações de aprendizagem.

  Na Educação Infantil, o processo de alfabetização é acelerado, por meio de atividades com letras e números e, também, por meio de histórias, que potencializam o desenvolvimento da leitura e da escrita mais cedo.
    Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a escola acredita que os primeiros anos de estudos são essenciais para a formação de estudantes responsáveis e abertos ao convívio social. Por meio da produção da escrita de cartas, contos, jornaizinhos, entre outras produções dos diversos tipos de gêneros textuais, e pela pesquisa em livros e na Internet, aprender a ler e a escrever tem mais sentido. Resolver problemas reais, comunicar-se e defender um ponto de vista fazem parte do cotidiano escolar dos alunos.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário