terça-feira, 30 de outubro de 2018


Caracterização da Instituição

Identificação da Instituição


fachada nova 412 norte
   Colégio Jk Júnior (Centro Educacional Juscelino Kubitschek)
   Endereço: EQN 212/412 Área Especial "C"
                     Asa Norte, Brasília - DF
  Telefones: (61) 3340 68 03 / 3034 79 16 / 99147 87 01
  Início do funcionamento (dessa unidade): 23 de maio de 2003
  Número de alunos: 300
  Número de professores: 24
  Número de funcionários em geral: 59
     

Histórico da Instituição


   São 42 anos de tradição em educação, aprendendo e crescendo com a cidade. Hoje estamos entre os maiores e mais tradicionais grupos educacionais do DF, com cerca de 2000 mil alunos, distribuídos desde a educação infantil até o ensino superior.

São 3 faculdades, Gama, Asa norte e Taguatinga Norte, e 2 escolas, 412 norte e Taguatinga Norte.

 Proposta Pedagógica

 No Colégio JK o aluno é protagonista no processo de aprendizagem. Além de trabalhar os valores sociais, buscamos incentivar as qualidades individuais, porque acreditamos que todo ser humano é único, com senso crítico e personalidade para fazer suas próprias escolhas.


 Os conteúdos são trabalhados em sala de um jeito diferente, sempre com a preocupação em mostrar na prática aquilo que foi estudado. A proposta pedagógica é diferenciada, com ensino digital e formação continuada de toda a equipe de professores, sempre aprimorando os conhecimentos.
  
 Educação Infantil


  A equipe pedagógica do JK Júnior sabe que, além de aprender, as crianças querem brincar. As atividades são dinâmicas e estimulam o aluno a interagir com os colegas de sala e a participar das situações de aprendizagem no ambiente escolar. O processo de alfabetização começa antes, com a realização de atividades que envolvem histórias, letras e números. O resultado dessa filosofia de trabalho é que os alunos aprendem a ler cedo e a entender o mundo de uma forma muito mais criativa.


Ensino Integral


    O ensino integral é oferecido nos segmentos da  educação infantil e ensino fundamental I. 

   São  realizadas ao longo da semana diversas  atividades recreativas como a cozinha  experimental, dança, judô, escolinha de  esportes  e aulas de circo. A proposta  pedagógica traz o ensino bilíngue (Inglês -  Português) e disponibiliza momentos para a  realização das tarefas de casa com supervisão  do professor.
 A alimentação dos alunos é feita por uma  empresa especializada. 

Espaço Físico e Murais



       Nos primeiros dias como estagiária, concentrei-me em conhecer o espaço físico da escola, observando a sua estrutura e anotando suas características. Primeiramente, caminhei pelos pátios, pela quadra de esportes, pela área de brincar, pela horta pedagógica, pela Praça da Árvore, pelo jardim e pelo parque.














   Observei alguns dentre os muitos murais com lindas e educativas obras produzidas pelas crianças.
  Os murais são modificados constantemente, acompanhando os conteúdos a medida em que vão sendo estudados e também as datas importantes e seus temas.











Quadra de esportes


Horta Pedagógica



Parquinho



playground


Sala de aula

sala_de_aula_colégio_jk_jr_412_norte


Sala integral 412norte


Brinquedoteca - Psicomotricidade

Sala integral 412norte

Sala integral 412norte


Sala multiuso


fachada 412 norte


Espaço literário

Sala integral 412norte


Sala de informática - com Ipads

Sala aula com Ipdas 412norte



Praça da Árvore



Pátio Superior



Pátio inferior


   A escola possui ambientes muito adequados para atender ao seus alunos, são arejados, bem iluminados, com espaços específicos para os mais diferentes tipos de atividades, áreas com ótimos tamanhos de acordo com o número de alunos por turma.

   Tudo é colorido e alegre, muito propício para o ensino de forma lúdica, criativa e agradável.

  As crianças demonstram estar muito à vontade nos espaços físicos da escola, aprendem, brincam, socializam, interagem com o ambiente, com os recursos disponíveis, com os professores e equipe pedagógica e com os colegas de modo muito tranquilo, com ânimo e de modo ativo e participativo.
  

Metodologia de Ensino e Equipe Pedagógica


Metodologia de Ensino e Equipe Pedagógica

     O presente estágio em Pedagogia, está sendo realizado em uma escola privada, o Colégio JK Júnior localizado na Asa Norte, Brasília - DF. Esta escola oferece as seguintes etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

     Essa unidade da escola foi fundada em maio de 2003, atualmente apresenta um quadro de 59 funcionários no total, dentre eles, 24 professores, para atender a 300 alunos.

     A Metodologia de Ensino adotada pela escola é a Construtivista, onde o aluno é protagonista de seu aprendizado, sendo atuante na construção de seus saberes e contando com o direcionamento, a orientação e a mediação do professor nesse processo. 

     A diretora atua de forma democrática, orientando a equipe pedagógica em suas atividades, mas dando abertura para que todos participem dos processos a serem decididos.

Diretora – Graça Gírio

      
        Há uma coordenadora específica para cuidar da Educação Infantil, a Marisete Ferreira, e outra coordenadora, a Luciana Correia, que dedica-se ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais. As coordenadoras atendem os professores nas suas demandas, além das demandas dos alunos e seus pais ou responsáveis, apoiam a direção quanto às demandas pedagógicas, cuidam também de planejar cursos de formações para os professores com base em autores referências em Educação, elaboram regularmente propostas interventivas para melhorar o desempenho dos alunos, além de promoverem a cultura do sucesso escolar, buscando estratégias em conjunto com os professores.


  Os professores possuem nível superior e formação continuada, com participação em cursos para estarem sempre adquirindo novos conhecimentos, além de contarem com a experiência adquirida e constantemente enriquecida no exercício da profissão.

          O foco da metodologia adotada, o Construtivismo, é o aluno como protagonista ativo no processo de ensino-aprendizagem. Nesse colégio, buscam trabalhar valores sociais, incentivar as qualidades individuais, por acreditar-se que cada ser humano é único, com senso crítico e personalidade para fazer suas próprias escolhas. Os conteúdos são trabalhados em sala de um jeito diferente, sempre com a preocupação de mostrar na prática aquilo que foi estudado. A proposta pedagógica é diferenciada, com ensino digital e formação constante dos professores, para estarem sempre atualizados, por meio de cursos.

          Por tudo o que eu tenho estudado e aprendido, vejo como fundamental a formação continuada e a atualização dos professores, para que tenham o suporte adequando ao exercício da docência de um modo que acompanha a evolução da sociedade, o dinamismo das informações e das inovações, para estarem sempre ligados à realidade da comunidade onde atua, em sintonia com a atualidade e suas transformações.

  A importância do brincar é valorizada e faz parte do aprender. Por isso, são utilizadas propostas dinâmicas que estimulam o aluno a interagir e a participar das situações de aprendizagem.

  Na Educação Infantil, o processo de alfabetização é acelerado, por meio de atividades com letras e números e, também, por meio de histórias, que potencializam o desenvolvimento da leitura e da escrita mais cedo.
    Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a escola acredita que os primeiros anos de estudos são essenciais para a formação de estudantes responsáveis e abertos ao convívio social. Por meio da produção da escrita de cartas, contos, jornaizinhos, entre outras produções dos diversos tipos de gêneros textuais, e pela pesquisa em livros e na Internet, aprender a ler e a escrever tem mais sentido. Resolver problemas reais, comunicar-se e defender um ponto de vista fazem parte do cotidiano escolar dos alunos.

        
Iniciando o Estágio - Etapa Burocrática

     Para iniciar o estágio, a orientadora dessa disciplina na faculdade de Pedagogia, nos forneceu uma declaração e alguns  documentos e formulários a serem preenchidos e assinados. Então, foi necessário encontrar uma escola que oferecesse a etapa da Educação Infantil, podendo ser pública ou privada e, daí, verificar se a escola tinha disponibilidade em aceitar estagiários naquele momento. 

     Consegui ser aceita em uma escola privada de Brasília, localizada na Asa Norte, que oferece os níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

     Levei toda a documentação fornecida pela faculdade e os meus documentos pessoais até o colégio, apresentei a minha declaração de estágio, entreguei os documentos e formulários a serem preenchidos para firmar estágio. Toda a documentação foi preenchida na secretaria e assinada pela diretora administrativa e pedagógica da escola e, depois, a coordenadora da Educação Infantil foi designada para ser a minha supervisora de estágio.

     Entreguei toda a documentação, devidamente preenchida e assinada pela escola e por mim de volta à faculdade para que fosse, agora, validada e assinada pela coordenação do curso de Pedagogia.

     Essa é a etapa burocrática e inicial do estágio.




       A coordenadora escolar informou-me sobre algumas condições e sobre os dias e horários em que eu poderia frequentar a escola para fazer as necessárias observações, anotações e participações. E, assim, eu comecei a estagiar de fato.

Olá queridos!

    Esse blog é o registro do meu diário de bordo durante a  minha fase de Estágio Supervisionado I, componente curricular obrigatório da minha graduação em Pedagogia.


    Tenho vivido ricas experiências de observação e de participação no ambiente escolar, com foco na Educação Infantil, que irei compartilhando aqui com vocês.